O mês de janeiro, de férias para os estudantes da cidade, foi de muita atividade em Contagem, levando crianças, jovens e adultos, principalmente, a deixarem suas casas em busca de atividades coletivas e gratuitas, com muita diversão em todas as regiões da cidade. Nos parques Ecológico, do Eldorado e Fernão Dias, cerca de 250 participantes, entre os dias 15 e 26/1, puderam socializar, divertir, gastar energia, conhecer pessoas e brincadeiras inéditas para muitos. Com apoio da Guarda Civil e do Samu, todos puderam interagir, de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, de forma segura e coordenadas por monitores, possibilitando atividades diferentes e dinâmicas. Escravos de Jó, bambolê, corre cotia, queimada, basquete e futsal foram algumas das atividades promovidas.
A estudante de economia, Pietra Estanislau, foi ao parque com seu irmão mais novo, Otávio, 9, que participou do evento pela terceira vez. Para ela, a Colônia foi a opção ideal para quem não pôde viajar nas férias escolares. "Acredito que este evento seja muito importante, pois tira as crianças de casa e das telas. Se não estivéssemos aqui, o Otávio com certeza estaria em casa usando o celular. Aqui, ele se movimenta ao ar livre, corre, brinca e pula, tudo em contato com a natureza", destacou.
Em 31 escolas da cidade e espaços públicos, quase 1 mil crianças se divertiram sob a orientação de 54 coordenadores. Diversas atividades como mímica, banho de mangueira, cineminha, dança da cadeira e rouba bandeira aconteceram nesses locais, alegrando os participantes que puderam frequentar os polos entre os dias 22 e 26/1, das 8h30 às 11h30. Assim como na Colônia de Férias, nas escolas os pais e responsáveis puderam acompanhar as crianças e adolescentes.
Victor Stanley, agente cultural e acompanhante dos estudantes na E.M. Joaquim Teixeira Camargo, reforçou a importância do “Férias nas Escolas”. “A gente faz um trabalho docente muito lindo e muito importante para esse processo da escola integrada. Fazer esse movimento de ampliar a cultura das crianças, produzir junto com eles outros conhecimentos acerca da sociedade, das brincadeiras é gratificante”, destacou.
Houve, ainda, atividades culturais por toda a cidade, com apresentações e oficinas. Destaque para as oficinas de mosaico e pintura, na Casa de Cacos, ministradas pelos artistas Fernando Perdigão e Cris Leão.
Fotos: Janine Moraes/PMC
Jovens
Para os jovens de 15 a 29 anos, a programação da Estação Juventude chamou a atenção. Oficinas de inglês, K-Pop, taekwondo, teatro, RPG, desenho, LOL, capoeira e mídias digitais, entre outras, foram oferecidas gratuitamente. As atividades aconteceram de forma descentralizada nas oito regiões, entre 15 e 29 de janeiro.
Fotos: Ronnie Von/PMC
Atividades para crianças e idosos
Para os frequentadores do Programa “Contagem na Maturidade”, também a partir do dia 15/1, foi programado o “De Férias com os Avós”, que proporcionou um momento de socialização e integração entre os avós e seus netos, estimulando a participação familiar, no intuito de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, propiciando as trocas de experiências, saberes, vivências e prevenindo o isolamento social.
Entre as atividades, que aconteceram nas oito regiões do município, brincadeiras, jogos, cantigas de roda, ioga, rodas de conversa com abordagem de temas diversos (respeito, afeto, valorização das diferentes gerações, entre outros) transcorreram normalmente, um uma troca de experiências entre gerações. A vencedora do Masterchef +, Maria do Carmo Prado Trevisan, moradora de Contagem há 54 anos, foi uma das convidadas e jurada dos pratos apresentados no festival de comidas feitas pelas avós e netos. A programação reservou, ainda, oficinas educativas, piquenique e café coletivo.
“Hoje vivi uma experiência única e de muita alegria. Teve muita comida boa e eu pude ver de perto o que os jurados vivem quando julgam os nossos pratos”, disse Maria do Carmo, no dia do encerramento do evento. Ela compôs o Programa “Férias para Todos”, da Prefeitura de Contagem, que buscou proporcionar atividades variadas a públicos de todas as idades.